SEHA - Notícias - Número de turistas internacionais aumenta em oito estados
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 17/07/2019

    Número de turistas internacionais aumenta em oito estados

    Número de turistas internacionais aumenta em oito estados

    De acordo com dados do Anuário Estatístico 2019, do Ministério do Turismo, todas as regiões do país registraram estados em que a entrada de turistas estrangeiros cresceu. Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo tiveram alta no número de viajantes internacionais em 2018.


    No cenário nacional, também houve crescimento de 0,5% em relação a 2017, com 32.606 turistas internacionais a mais em destinos brasileiros. Na região Sul, Rio Grande do Sul e Paraná são destaques no número de turistas internacionais entrando no país.


    Investimentos

    O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esclareceu no site www.turismo.gov.br que esses dados configuram um avanço na diversificação e qualificação da oferta turística de outros estados, melhorias na infraestrutura da região e ações de promoção.

    “No fundo, o ponto central é a priorização do turismo brasileiro nos municípios e estados em uma gestão integrada e uniforme. Nesse sentido, vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país”, ressalta o ministro.

    Esse representa um bom momento para o Paraná olhar para esses turistas de fora que estão chegando. A facilidade da fronteira, tem trazido ao estado pessoas da Argentina e Paraguai.


    Por qual meio de transporte esses turistas chegam

    O modal aéreo ocupa a 1ª posição no Amazonas, Bahia, Ceará, DF, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte. Já o meio terrestre lidera as chegadas de viajantes estrangeiros no Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e Mato Grosso do Sul. No segmento marítimo, Amapá aparece como o estado que mais contabiliza chegadas internacionais pelo meio fluvial.


    Estados Unidos aparecem como um dos principais países emissores de turistas para os estados do Amapá, Amazonas, Distrito Federal e Minas Gerais. Já na América do Sul, Argentina ocupa a primeira posição na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte.

    Ministério do Turismo