SEHA - Notícias - Conheça os principais erros cometidos por jovens profissionais
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 02/08/2019

    Conheça os principais erros cometidos por jovens profissionais

    Conheça os principais erros cometidos por jovens profissionais

    Entrar no mercado de trabalho e iniciar uma trajetória profissional é desafiador. Muitos erros e imprevistos são passíveis de acontecer nesse processo e os jovens profissionais precisam estar preparados. A Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL), universidade de hospitalidade líder na Suíça e pioneira em proporcionar a melhor formação no setor de negócios, selecionou os 11 maiores erros cometidos.


    1 – Dispensar o valor das posições iniciais

    De baixo, para cima! Galgar degraus é super importante na trajetória profissional. Enquanto você pode aspirar a subir a escada corporativa e atingir altos cargos, com altos salários, perceba que seu avanço na carreira começa na parte inferior. Aprenda o máximo que puder de cada trabalho e cargos que tiver.


    2 –Achar que sabe de tudo

    Você passou anos treinando e investindo em sua vida profissional, mas ainda precisa aprender muito. Permaneça como um estudante vitalício durante toda a sua carreira. Não tem ninguém no mundo que saiba tudo! É sempre tempo de aprender.


    3 – Esquecer de fazer um bom networking

    As relações que você faz durante sua trajetória profissional podem ser inestimáveis no seu futuro. Aprenda coisas novas, descubra novas posições e ajude pessoas a alcançarem também os seus objetivos. Fazer bons contatos deve se tornar um hábito.


    4 – Estar despreparado para reuniões ou chegar atrasado

    Tenha dedicação à sua empresa e compromisso com o trabalho em equipe. Chegar atrasado e estar despreparado para reuniões refletem falta de educação. Ser pontual e preparado são ações que mostram suas contribuições para a empresa e apoiam sua reputação profissional.


    5 – Envolver-se em fofocas ou dramas de escritório

    Evite falar sobre sua vida particular ou fazer fofoca sobre colegas de trabalho. Criticar seu chefe, nem pensar! Mantenha o foco em suas tarefas e incentive seus colegas a permanecerem positivos e concentrados.


    6 – Fazer apenas o necessário

    Se você estiver satisfeito em fazer apenas a quantidade mínima de trabalho necessária para sobreviver, ainda receberá seu pagamento no final do mês. Porém, dessa forma você não se destacará entre seus colegas.


    7 – Não ler sobre seu segmento

    Você será mais eficaz no seu trabalho se souber às tendências do setor, práticas e mudanças de liderança. Esteja sempre atento ao que está acontecendo. Atualmente com a internet o que não falta são maneiras de se manter informado.


    8 – Não se vestir profissionalmente

    A maneira como você se veste suporta sua reputação profissional e pode motivá-lo a trabalhar mais. Quando você se veste profissionalmente, também deixa uma boa impressão nos clientes.


    9 – Não revisar os e-mails antes de enviar

    Antes de enviar um e-mail seja para um cliente ou para um colega, faça uma revisão. Corrija a ortografia, gramática e o conteúdo antes de apertar o botão de enviar.


    10 – Não saber pedir ajuda ou demonstrar gratidão

    Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Seja inteligente para procurar ajuda quando se sentir sobrecarregado ou tiver dúvidas. Tenha o hábito de agradecer às pessoas que ajudaram você a construir relacionamentos mais fortes.


    11 – Recusar aprender com seus erros

    Todo mundo erra. Não desanime, fique apático ou frustrado. Aproveite para aprender e crescer. Permita que seus erros façam de você uma pessoa e profissional melhor.

    Estado de Minas