SEHA - Notícias - 4 rituais diários para manter o foco
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 27/06/2019

    4 rituais diários para manter o foco

    4 rituais diários para manter o foco

    Para alguns profissionais, manter o foco ao longo do dia é uma tarefa desafiadora. Entre tantas distrações cotidianas e uma realidade que demanda sermos multitarefas, é preciso perseverança para manter a produtividade alta o tempo todo.

    Alguns hábitos, no entanto, podem ajudar você a manter o foco afiado.

    Confira as sugestões da Entrepreneur!


    1. Entenda os seus horários

    O horário ideal para o sono não é algo igual para todas as pessoas, assim como os horários de maior produtividade. A sugestão é que você perceba em qual horário você rende mais e organize a sua agenda de acordo com ele – tanto profissional quanto pessoal. Deixe as tarefas que demandam mais foco para os horários de mais produtividade e as tarefas mais mecânicas para momentos em que sua mente esteja menos afiada. Faça o possível para manter a sua rotina de sono todos os dias, até nos finais de semana. Além disso, tente dormir 8 horas por dia: o descanso regula o corpo e, aliado com a rotina de sono, deixa você mais desperto nas horas em que estiver acordado.


    2. Movimente-se.

    Pesquisas mostram que durante a atividade física, o fluxo sanguíneo aumenta. Mais sangue significa mais oxigênio – o que significa mais energia para o nosso cérebro. Por isso, dedicar-se a uma atividade física, seja qual for, por pelo menos 30 minutos ao dia, ajuda você a manter-se mais atento e desperto.


    3. Faça agora.

    Uma das formas mais eficazes de evitar a procrastinação é fazer o que precisa ser feito no momento em que as coisas aparecem. Se você pode riscar algo da sua lista agora, faça.


    4. Prepare-se para o seu dia.

    No final do dia, reserve alguns momentos para refletir sobre a sua produtividade, sobre tudo o que foi feito. Esta análise permite que você programe com mais eficácia o dia seguinte – dentro da realidade do que pode ser feito e do quanto você consegue fazer em um dia de trabalho. Aproveite para organizar sua rotina do dia seguinte. Planejar-se o máximo possível deixa as tarefas mais claras e você mais focado.

    Pequenas Empresas Grandes Negócios