SEHA - Notícias - Qual a razão de ser do seu negócio?
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 21/12/2018

    Qual a razão de ser do seu negócio?

    Qual a razão de ser do seu negócio?

    Ter um propósito ou ser relevante para a sociedade já se tornou premissa no mundo moderno. Profissionais e empresas estão cada dia mais preocupados em refletir sobre as razões de sua existência e atuação. Mas, o que explica essa inquietação?


    Segundo a mentora Luciana Gallo, cofundadora da Amadoria, de Belo Horizonte, a redefinição de valores como sustentabilidade e respeito tem levado as empresas a se preocuparem mais em colocar em prática seus discursos. “A velha missão empresarial, emoldurada em quadros, não acrescenta valor ao negócio”, alerta.


    Empresas precisam mostrar coerência

    Além de dizer que acreditam, as organizações precisam mostrar que, de fato, estão ajudando a construir um mundo melhor. As que demonstram coerência entre o que dizem e praticam, conseguem se conectar melhor com seus públicos e isto reflete nos resultados do negócio.

    Para agregar as pessoas, sejam colaboradores, clientes ou simpatizantes, é preciso conectá-las aos valores e ao propósito da empresa. Em outras palavras, é necessário investir em relacionamento. A expansão da comunicação digital ampliou as possibilidades de alcançar diferentes públicos.

    Para explorar bem esses canais, os pequenos negócios devem atentar para alguns pontos:


    Deixe claro o seu propósito

    O primeiro passo, segundo Luciana, é pensar sobre o que você faz de melhor e entrega com qualidade. Identifique seus pontos fortes, competências técnicas e sócio-emocionais, ouça feedbacks.


    Seja transparente

    É preciso informar a razão do seu negócio existir, deixar claras suas crenças e a transformação que você quer promover, a partir do que está fazendo.


    Marque presença no meio digital

    Identifique as mídias mais apropriadas para o seu negócio, invista na qualidade e atualização dos conteúdos e na comunicação com os diversos públicos.


    Interaja mais

    Participar de encontros de pequenas empresas, como os meetups, possibilita troca e interação. “Conexão sem interatividade, não funciona”, alerta Luciana. “Participar ativamente de redes – on-line e presenciais - e interagir com outros empreendedores, amplia as possibilidades de uma pequena empresa se tornar maior, mais forte e influenciadora, reforçando o propósito com seus públicos”, completa.


    Fonte: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/noticias/qual-a-razao-de-ser-do-seu-negocio,b0536d7c17fa5610VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=tema&codTema=2