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Notícias

  • 12/12/2018

    Se prepare para o crescimento da sua empresa

    Se prepare para o crescimento da sua empresa

    Crescer ou não crescer: esta não é a questão. Mais correto seria nos perguntarmos quando e como crescer, uma vez que a expansão seja o processo natural de qualquer organização bem estruturada, que tenha uma boa oferta de valor a oferecer.

    O problema é que esses “quando?” e “como?” dão origem a várias outras perguntas. Acompanhe algumas delas a seguir.


    Por que nós precisamos crescer?

    Crescimento gera valor. No entanto, quando há muito crescimento em pouco tempo, os processos correm risco de serem ultrapassados, e a capacidade de gestão dos líderes será posta em cheque. Existe um tempo certo para a expansão, pois a forma como se cresce deve ser estruturada.

    Isto porque, quanto maior é a empresa, mais complexas se tornam as tarefas de gerenciamento. À medida que o negócio se expande, você vai precisar de tecnologias escaláveis capazes de acompanhar este crescimento, de mais funcionários, de processos mais organizados, de maior controle financeiro e de gestores experientes.


    Como nós deveríamos crescer?

    Quando se trata de expandir, existem muitas formas de fazê-lo. Mas você precisa ter conhecimento da sua operação para definir a estratégia que vá proporcionar o crescimento desejado.

    Veja quais são os modelos mais utilizados que buscam crescimento de alto impacto:


    1 – Abrir outra unidade própria

    Esta costuma ser a primeira ideia que surge quando se trata de expandir. Já que toda a receita gerada por uma unidade própria vai para o caixa da sua empresa, este modelo costuma ser bastante lucrativo. É também uma forma segura de manter o controle da sua expansão, uma vez que você estará no comando de todas as novas operações.

    No entanto, considere que o trabalho crescerá na mesma medida e que o que está em jogo é a imagem da sua marca.


    2 – Montar um sistema de franquia

    Transformar sua empresa em uma rede de franquias consiste em contar com empreendedores que compartilham do seu sonho. Trata-se de um modelo de expansão que oferece muitas vantagens – sobretudo para os empreendimentos de pequeno porte.

    A atenção deve estar dedicada a todo o processo, sobretudo quanto à cultura organizacional, à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, ao atendimento e, claro, à marca – que deve permanecer sempre a mesma, transmitindo os mesmos valores onde quer que esteja.


    3 – Realizar uma fusão ou uma aquisição

    Uma forma poderosa de se expandir um negócio é empreender uma operação de M&A – Mergers and Acquisitions, ou simplesmente Fusões e Aquisições. Este modelo permite expandir seus negócios e o alcance deles utilizando-se do que outra empresa já faz melhor, ou mesmo unindo esforços naquilo que ambas fazem bem.


    4 – Licenciar seu produto

    Esta pode ser uma forma efetiva e barata de promover a expansão da sua empresa. E uma boa alternativa ao sistema de franquia, caso considere que o investimento ou o trabalho não valham a pena. Mas o licenciamento é recomendado por especialistas à empresas que dispõem de um serviço ou um produto já consolidados. Se esse é seu caso, talvez seja a hora de adotar o modelo.


    Fonte:https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/checklist-as-perguntas-que-voce-deveria-fazer-para-se-preparar-para-o-crescimento/