SEHA - Notícias - Qualificação da mão de obra é essencial para empresas
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 10/10/2018

    Qualificação da mão de obra é essencial para empresas

    Qualificação da mão de obra é essencial para empresas

    O RH é um dos setores mais importantes das empresas – é ele que seleciona funcionários, avalia desempenhos, indica treinamentos e especializações. A qualidade deste setor é fundamental para o crescimento do negócio. Infelizmente, alguns processos de recrutamento ainda realizam a seleção de empregados pensando naqueles com baixas pretensões salariais sem oferecer posteriormente oportunidades de capacitação para melhorar o desempenho nas atividades exercidas.


    Uma pesquisa realizada pelo Fórum econômico mundial apontou o Brasil como 78º na qualificação de mão de obra dentre os 124 países pesquisados, e em 15º da América Latina.


    A falta de competência profissional dos trabalhadores é uma das razões para a baixa produtividade no trabalho. A baixa de qualificação também diminui o tempo do trabalhador no mesmo emprego.


    Invista em bons funcionários

    Embora seja de conhecimento de todos que os resultados de uma empresa estão diretamente relacionados à capacidade de seus profissionais, são poucas as organizações que priorizam a busca de um quadro técnico de excelência.


    Várias questões têm que ser pesadas antes de se optar por profissionais com baixa qualificação. Empregados bons dão agilidade à execução de tarefas, contribuem com a multiplicação de conhecimentos, propõem soluções para problemas decorrentes de processos mal desenhados. Ou seja, valem o investimento feito.


    No caso da empresa incorporar uma pessoa menos qualificada no seu quadro de empregados, haverá maior probabilidade de atividades serem refeitas diversas vezes, consequentemente o tempo de execução aumenta e a produtividade cai.


    Importância do recursos humanos

    A equipe de gestão de pessoas envolvida nesse processo deve ter consciência do que a empresa precisa para oferecer um diferencial no seu negócio. É importante ficar atento ao processo de recrutamento, seleção e capacitação dos empregados.


    Algumas empresas preferem formar seus empregados evitando vícios adquiridos em outros locais de trabalho. Caso a empresa opte por contratar pessoal sem experiência deve pensar em investir em capacitação.


    O retorno do investimento (ROI) é alto, mas é bom lembrar que o dinheiro deve ser gasto com quem vale a pena, ou seja, aqueles que participam de programas de capacitação devem conseguir absorver o aprendizado e até disseminá-lo.


    É função do RH identificar um profissional com esse perfil deve também estar na mente dos recrutadores na ocasião da seleção, por isso o setor é tão importante. Lembre-se que o resultado de um empregado capacitado retorna rapidamente para a empresa.


    Fonte - http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-importancia-da-mao-de-obra-qualificada,3b03438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD


    Você já conhece os cursos no Seha? Oferecemos diversas opções para o desenvolvimento da sua equipe. Clique aqui e confira.