Um dos maiores desafios dos hotéis é deixar seus hóspedes tão confortáveis como se estivessem em suas próprias casas. E um ponto essencial para que isso aconteça é ter muito cuidado com o enxoval que é disponibilizado para seus clientes.
Os lençóis, toalhas, travesseiros, cobertores e colchas tem que ser de um bom material e agradáveis ao toque. Além disso, é preciso boa gestão das peças para que elas tenham uma vida útil maior sem ficar com aspecto de velho.
Como escolher o enxoval?
O enxoval de um hotel precisa ser resistente para passar sem danos pelos processos de lavagem e higienização que são feitos constantemente. Tecidos práticos, de fácil manutenção, secagem e manuseio, também precisam ser levados em consideração na hora da escolha dos itens de cama e banho.
Uma
dica interessante para preservar as peças do enxoval é fazer um sistema de
rodízio e não usar o que acabou de chegar da lavanderia. Os enxovais necessitam
de 72 horas de descanso até a próxima lavagem.
Esse é o tempo ideal para a recomposição total das fibras depois dos
processos químicos e mecânicos sofridos. A falta desse espaço de tempo pode
afetar diretamente no desgaste das fibras.
Os lençóis de poliéster merecem um cuidado a mais, já que tem a tendência de criar bolinhas em sua superfície. Indique na lavanderia que eles deverão ser lavados em água morna e que o processo de secagem deve ocorrer com temperatura baixa.
Priorize a qualidade
Sabe aquele ditado, o barato sai caro? Ele também servirá no momento da compra do enxoval do seu hotel. Aposte em peças de maior qualidade, e consequentemente mais caras, para que apresentem mais durabilidade. Tecido muito inferiores trarão problemas a curto prazo já que são facilmente danificados.
Na hora de escolher os materiais invista em lençóis feitos em 100% algodão, de preferência Percal – tecido formado por trama (vertical) e urdume (horizontal) – que concilia densidade e suavidade. Tecidos mistos, com algodão e poliéster de boa procedência, por exemplo, também podem ser uma boa opção, já que são confortáveis, amarrotam menos e lavam e secam mais rápido. Em relação às toalhas, essa composição mista de algodão com poliéster é útil, porque facilita a secagem.
Controle do enxoval
Outro ponto importante é administrar a lavagem dos enxovais. Como o volume de roupas de cama e de banho em um hotel é muito grande, é preciso acompanhar de perto essa administração.
Os processos de lavagem e higienização geralmente são feitos por lavanderias terceirizadas, e é necessário que as camareiras façam a contagem das peças e registrem as quantidades retiradas de cada quarto. Mantendo assim o controle e evitando possíveis furtos e extravios. Ao retornar da lavanderia, a contagem deve ser feita novamente para checar se tudo que foi enviado, está de volta ao hotel.
Para um desempenho mais eficaz, a recomendação é fazer um inventário mensal, discriminando todas as peças do hotel. Para realizar o inventário, será preciso envolver um grande número de pessoas e despender um certo tempo. Alguns recursos tecnológicos podem viabilizar a fazer esse processo de forma mais segura e rápida, como o uso de chips de identificação.