SEHA - Notícias - Aprenda como reduzir a ansiedade e o estresse
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 03/08/2018

    Aprenda como reduzir a ansiedade e o estresse

    Aprenda como reduzir a ansiedade e o estresse

    A rotina de trabalho e as atribulações da rotina, nos submetem a uma sequência de situações estressantes. Nossos corpos são expostos a uma sobrecarga exagerada de estresse que pode levar ao esgotamento e problemas físicos. Mas como evitar diante da correria do dia a dia? Acompanhe dicas de como minimizar os efeitos do estresse e da ansiedade.


    1 – Dê um tempo

    Pode parecer difícil, mas em situações de estresse, quando sentimos que tudo está fora de controle, é fundamental fazer uma pausa mental e emocional. Esse tempo ajuda a acalmar a natureza reativa da nossa mente e evita soluções de escape que podem ter consequências piores.


    2 – Mantenha o equilíbrio

    Fazer refeições balanceadas, limitar álcool e controlar a ingestão de cafeína, além de praticar exercícios físicos e dedicar o número de horas adequado ao sono são medidas eficientes para equilibrar o corpo física e quimicamente. Com o corpo equilibrado fica mais fácil lidar com o estresse.


    3 – Respire fundo

    Estresse e ansiedade fazem com que a respiração fique curta e rápida, diminuindo a oxigenação do cérebro e prejudicando o raciocínio e o pensamento crítico. Respire com calma e profundamente, prestando atenção aos movimentos de inspiração e expiração. Normalmente, em pouco tempo a situação começa a parecer menos desesperadora. Se não conseguir concentrar-se na respiração, tente contar até dez devagar.


    4 – Trabalhe mais

    Pode parecer paradoxal, mas às vezes a melhor forma de vencer o estresse é focar toda a atenção no trabalho e não desistir, independentemente do nível de pressão e exaustão a que estamos submetidos. O trabalho árduo nos mantém ativos em busca de soluções para os desafios, não focados no problema.


    5 – Pense positivo

    Quando estamos estressados, é praticamente instantâneo os pensamentos negativos invadirem nossa cabeça. Mas é necessário freiá-los através de pensamentos positivos e de esperança eles te ajudarão a achar soluções para sair do problema.


    6 – Peça ajuda

    O estresse contínuo bloqueia nossa capacidade de ver as coisas como elas são e encontrar as soluções. Quando não conseguimos romper com as ideias fixas e estamos em um ciclo de sofrimento, é recomendável pedir a orientação de pessoas mais experientes. É importante saber que não estamos sós e que há muita gente disposta a auxiliar. Portanto, deixe o ego de lado e peça socorro.


    Fonte: https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2018/07/6-conselhos-para-reduzir-ansiedade-ou-superar-o-estresse.html