SEHA - Notícias - Aprenda a aplicar pensamento estratégico na sua empresa
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 05/06/2018

    Aprenda a aplicar pensamento estratégico na sua empresa

    Aprenda a aplicar pensamento estratégico na sua empresa

    Um bom empresário aprende a desenvolver habilidades e a pensar estrategicamente. Parte deste trabalho vem de saber transformar a visão do negócio em realidade, determinando sua liderança, aprimorando o trabalho com a equipe, criando condições para resolver problemas cotidianos e intensificando o pensamento crítico.

    O plano de negócios pode ser utilizado como uma ferramenta de gestão estratégica, com o qual se pode confrontar as mudanças, prever possibilidades e novas oportunidades. Além disso, existem alguns critérios que ajudam a focalizar uma visão estratégica. Acompanhe.


    Observação

    Aumente seu campo de observação e assim você terá mais ciência de como motivar as pessoas, como distinguir um problema e como resolvê-lo, pensando na empresa como um todo. Permita-se ver as coisas de cima e criar uma visão mais ampla das situações.


    Organização

    Defina a estrutura e os recursos adequados para o tipo do trabalho que irá fazer. Envolva as pessoas que irão trabalhar com você. Combine a estrutura, os recursos e a equipe num modelo claro e simples para conseguir um bom resultado.


    Diferentes visões

    Pense em algo, uma situação, um problema, sob diferentes ângulos. Considere interpretações sob a ótica do mercado, ou ambiental, do produto, do cliente. Esta ampliação da percepção pode ajudar a pensar sobre resultados, condições críticas e ajustes a serem feitos nos processos.


    Inteligência individual

    Aproveite o talento das pessoas que trabalham com você. Defina a missão e a visão da empresa e identifique as lideranças. Incentive-as a executar o trabalho, determinando delegação, alinhamento, valores, objetivos, funções, compromisso, produtividade e resultados. Use o que cada um tem de melhor para oferecer.


    Posicionamento

    Nesta parte do processo de pensamento estratégico você deverá identificar as condições para que seu negócio seja produtivo identificando vários pontos: qual o mercado que você servirá, quais as oportunidades presentes, quais as tendências, competências e habilidades requeridas para o seu negócio, as estratégias e táticas para que tudo funcione.

    O pensamento estratégico ajuda a focar a visão dos negócios, mantendo convicção e motivação para alcançar objetivos. Este tipo de pensamento pode facilmente ser aplicado a vida de uma maneira geral. Quanto mais desenvolvido e aplicado o pensamento estratégico, mais possibilidades de transformar sua visão em realidade.


    Fonte:http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/pensamento-estrategico,99554c2549a9d510VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=tema&codTema=7