SEHA - Notícias - Boa liderança: como ela pode influenciar o trabalho da sua equipe
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 23/05/2018

    Boa liderança: como ela pode influenciar o trabalho da sua equipe

    Boa liderança: como ela pode influenciar o trabalho da sua equipe
    Em pequena ou grande escala, a presença de uma pessoa boa em um cargo de liderança pode gerar inúmeras mudanças na vida de uma população. Seja ele um líder de uma nação ou chefe de uma pequena repartição de uma empresa.

    A atuação de um líder, para cidadãos ou clientes, gera influência no ambiente organizacional e traz impactos significativos em vários setores da sociedade – e também na felicidade de cada um. Isso é o que aponta o Relatório Mundial da Felicidade 2017, produzido por uma das iniciativas globais da ONU, a Sustainable Development Solutions Network (SDSN).

    De acordo com o responsável pelo estudo e diretor da instituição, Jeffrey Sachs, países como a Noruega (que foi considerada a nação mais feliz do mundo), apresentam altos índices de felicidade, já que existe um balanço saudável entre prosperidade e capital social, onde há confiança na sociedade e no governo.

    O brasileiro é um povo feliz?
    Apesar de todos os problemas em desenvolvimento humano, diante da atual situação política, econômica e moral, o Brasil ficou na 22º de país mais feliz do mundo. A posição até que não é negativa, comparado ao momento que o país vem passando.

    Mas em que a liderança impacta nessa história? O brasileiro perdeu a credibilidade nos seus grandes líderes políticos. Escândalos e falta de ética, envolvendo não apenas cargos públicos, como também diretores de grandes empresas privadas, estão afetando a vida de uma nação.

    Como ser um líder melhor?
    Aprimorar a liderança é um dos primeiros passos para obter uma equipe ou uma população mais segura e por consequência confortável e feliz. Conheças características que todo bom líder deve ter.

    • O bom líder vê as situações por ângulos diferentes. Criar novas perspectivas podem ajudar a minimizar problemas.
    • Eles têm consciência de suas influências nas pessoas e por isso, devem prestar muita atenção nos seus comportamentos que serão copiados pelos demais.
    • Bons líderes são inspiradores.
    • O profissional deve ter boa comunicação! Estar acessível e manter o canal de conversa sempre aberto, é uma característica fundamental.

    Fonte: http://www.revistarba.org.br/uma-lideranca-etica-e-forte-um-povo-feliz/