SEHA - Notícias - Tempo de progredir: 5 maneiras de crescer em 2018
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 16/01/2018

    Tempo de progredir: 5 maneiras de crescer em 2018

    Tempo de progredir: 5 maneiras de crescer em 2018

    Com a instabilidade que tivemos política e economicamente no país em 2017, muitas empresas tiveram que enfrentar obstáculos para continuarem abertas, e outras, infelizmente, fecharam suas portas. A ressaca da crise tomou conta de algumas companhias, que, com o desconforto, acabaram deixando de lado a parte do planejamento e da organização empresarial, o que desfavoreceu o crescimento.


    Agora, com a chegada de 2018, a promessa é de reaquecimento econômico, o que oportunizará o desenvolvimento e o progresso de muitos setores. Portanto, é fundamental que os empresários retomem seus planos e engatilhem suas ideias traçando novas metas e estratégias. Confira algumas dicas para preparar um ano de sucesso.


    Reavalie o ano anterior: o propósito é analisar todos os erros e acertos que a empresa teve. Comece traçando uma lista dos porquês, relacionando as falhas com os motivos de terem dado errado e fazendo a mesma coisa para o que deu certo. Assim você conseguirá identificar os métodos que ainda poderão ser usados no novo planejamento.


    Conheça mais a fundo o seu negócio: para conseguir uma estratégia eficaz, é fundamental que você explore todas os quesitos que envolvem a sua empresa, desde os mais simples aos mais complexos. Para isso, é necessário que você entenda (ou consulte alguém que entenda) sobre a economia, sobre a política e até questões sociais que podem beneficiar sua companhia.


    Estruture o balanço patrimonial: coloque em uma planilha suas finanças e organize os débitos e créditos da sua empresa. Isso vai facilitar muito para que você tenha uma visão geral do negócio e consiga entender como deve se programar para alcançar as metas almejadas.


    Melhore seu lucro: com a economia mais próspera este ano, as suas vendas tem grandes chances de aumentar. Tenha em mente o valor do seu produto, e partir disso, estabeleça um preço razoável ao negócio para estar à frente dos concorrentes. Outro caminho importante é investir em marketing, isso vai atrair novos clientes e potencializar os que já são fiéis.


    Otimize seu tempo: deixe sua rotina mais organizada, determine blocos de horas durante o seu dia para cada atividade ou compromisso. Além disso, delegue mais tarefas aos funcionários, isso vai fazer com que você fique menos atarefado e com mais tempo de gerir a sua empresa.


    Fonte: Sebrae e Exame