logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 12/01/2018

    Sustentabilidade nos hotéis: fator importante de escolha para os clientes

    Sustentabilidade nos hotéis: fator importante de escolha para os clientes

    Despreocupar-se com a sustentabilidade na sua empresa pode comprometer tanto a imagem da companhia quanto a preservação dos recursos naturais, o que traz dificuldades no mundo dos negócios. Nos hotéis não poderia ser diferente, a aplicação de bons hábitos ambientais já é exigência para muitos clientes na hora de escolher uma hospedagem. As empresas que não são adeptas à sustentabilidade dentro de seus valores acabam perdendo potenciais clientes.


    De acordo com a Revista Hotéis, em uma pesquisa realizada pela Mapie, 75% dos hóspedes da nova geração consideram a estrutura ambientalmente sustentável como item que faz a diferença. Em função disso, confira algumas ações que podem ajudar a deixar seu hotel com mais responsabilidade socioambiental.


    Tecnologia solar: economizar água e energia são fatores primordiais para cuidar do meio ambiente. Células fotovoltaicas são boas para converter energia solar em elétrica ou até para esquentar a água da piscina.


    Idealize a região: promova eventos ou passeios que entretenham os hóspedes e façam com que eles conheçam toda a parte cultural da cidade, como gastronomia, músicas e pontos turísticos.


    Economize água: se o seu hotel dispor de alguma área verde, opte por molhar com água reciclada de banhos, da lavanderia e da chuva. Outra ideia é instalar torneiras, descargas e chuveiros com fluxo reduzido ou melhorar o sistema de irrigação. Uma dica: use enxovais brancos, eles exigem menos utilização de produtos durante a lavagem.


    Móveis e equipamento: tente usar móveis que sejam de materiais naturais ou reciclados, eles impactam menos no meio ambiente. Como a arquitetura está sempre inovando, evite móveis de plástico ou metal, eles demoram mais para se decompor depois que você substituí-los por outros.


    Fonte: Sebrae e Revista Hotéis