logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 05/01/2018

    O grande desafio: como delegar tarefas de forma eficaz

    O grande desafio: como delegar tarefas de forma eficaz

    Você já deve ter ouvido falar que existe uma grande diferença entre chefe e líder – e sim, existe mesmo. O chefe é a autoridade que somente delega tarefas, sem explicar ou dar um embasamento sobre o assunto para o subordinado. Já o líder é aquele que conduz seus funcionários, mostrando os caminhos que ele pode seguir e acompanhando o seu crescimento.

    A partir do momento em que se tem dois níveis hierárquicos diferentes, é necessário ter habilidade e jogo de cintura para transferir tarefas, afinal, é um processo desafiador, e para muitos, até desconfortável. O mais importante é lembrar que quando for delegar uma atividade, é preciso acompanhá-la, porque ao final de tudo você ainda será o responsável. Veja algumas dicas que podem te ajudar neste processo.

    Seja claro: para que a tarefa seja cumprida da melhor maneira, é fundamental passar todos os detalhes e o jeito que ela deve ser desempenhada. Isso vai fazer com que a pessoa entenda exatamente o que você precisa e não tenha muitas dúvidas. Além disso, explique qual será o resultado esperado e a data limite de entrega.

    Escolha a pessoa certa: cada funcionário tem qualidades e habilidades diferentes das outras, por isso, conheça os pontos fortes e fracos de cada um e opte pela que se assemelhe mais ao perfil que você procura para demandar a função. Uma pessoa “errada” pode acabar tendo dificuldades e não conseguir entregar no prazo estipulado ou não realizar da melhor forma.

    Confie: se você explicou tudo que tem que ser feito e já determinou a tarefa para uma pessoa específica, confie e a deixe trabalhar, além disso, dê autonomia e mostre que você acredita no potencial dela.

    Faça follow-up: supervisione as tarefas e tente dar sempre um feedback do desempenho de cada um. Isso serve como motivação para quem está fazendo e pode auxiliar nos possíveis erros.

    Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios