SEHA - Notícias - Público-alvo: como identificar o seu?
logotipo
seja socio do sindicato
contribuição online
Acesse a contribução on-line

Notícias

  • 04/12/2017

    Público-alvo: como identificar o seu?

    Público-alvo: como identificar o seu?
    Um dos elementos mais importantes de qualquer negócio é a definição do seu público-alvo. Este direcionamento se torna essencial para definir estratégias empresariais, desde planejamento até características dos pontos de venda. Todos os clientes podem ajudar a impulsionar e mover uma empresa, mas o público-alvo é o maior responsável pelos lucros das companhias.

    Conseguir identificar para quem sua empresa será direcionada não é uma tarefa muito simples. Por isso, é importante que seja feita uma análise bem criteriosa de estudo de mercado. Confira algumas perguntas que podem ser feitas.

    Se seus clientes forem pessoas físicas, você pode começar com:
    Qual região os clientes moram?
    Quais são as características pessoais deles? (idade, gênero, escolaridade e profissão).
    Qual o tamanho da família?
    Quais seus hobbies?
    Se eles forem empresas:
    Qual nicho de mercado?
    Qual o tamanho da empresa?
    Há quanto tempo estão atuando?
    Qual capacidade de pagamento?

    Interesses
    Para conseguir um estudo mais criterioso sobre o público, é necessário se aprofundar nos comportamentos deles, assim, ficará mais fácil conhece-los. Considere descobrir:
    De quanto em quanto tempo o consumidor usa o seu produto ou serviço?
    Qual a média de compra?
    Em quais concorrentes ele costuma comprar?
    Qual é o preço que ele paga?
    Que tipo de qualidade ele está acostumado?
    Qual o prazo de entrega e as condições de pagamento que ele normalmente faz?
    Como ele gosta de se relacionar com as empresas?

    Essas perguntas são fundamentais para começar a conseguir identificar o seu público-alvo. Alguns outros questionamentos aparecerão no decorrer do tempo, mas isso vai depender do segmento da sua empresa. O importante é ter foco nas respostas e tentar filtrar o máximo possível delas, desse jeito, você vai entender o que eles precisam.

    Fonte: Sebrae